Aos oito anos de idade, a espanhola Encarna Alés já não podia ir a escola, pois tinha que ir trabalhar. E por isso, durante toda sua vida, tem lidado com as dificuldades enfrentadas por pessoas que não sabem ler ou escrever. Até mesmo o corriqueiro gesto de pegar um número de telefone na agenda é inviabilizado, mas pelo menos nisso ela conta com uma valiosa ajuda.
Desde os onze anos de idade seu neto Pedro Ortega faz desenhos ao lado de números de telefones para auxiliar a avó. Hoje ele tem 31 anos e continua ajudando a avó de 74. “Pensamos nisso juntos. Ela me diz algo sobre cada pessoa e eu desenho para ela”, disse Pedro ao site BBC News.
“Ela foi forçada a sair da escola para trabalhar em uma padaria e sustentar a família. Ela recebia comida como pagamento, e não dinheiro. Mulheres com a origem dela não tiveram a oportunidade de se desenvolver e de receber educação, e as consequências desse empobrecimento ainda podem ser vistas hoje”, afirma Pedro, que ainda completa: “Sempre que estou de volta em casa, me sento e faço novos desenhos pra ela. É uma coisa especial entre nós”.
Veja alguns dos desenhos abaixo: