O pintor holandês Vincent van Gogh (1853 – 1890) será interpretado por Willem Dafoe em uma cinebiografia com estreia prevista para 16 de novembro nos Estados Unidos. O filme “At Eternity’s Gate” (No Portão da Eternidade, em tradução literal para o português) tem o mesmo nome de um quadro pintado pelo artista no mesmo ano de sua controversa morte, dois dias após um tiro em seu peito, que para alguns foi um suicídio e para outros uma bala perdida.
Vincent van Gogh tentou ser pastor como seu pai, além de vendedor e professor. Começou a pintar apenas dez anos antes de sua morte, o que foi suficiente para criar 900 quadros. Porém, não deu tempo de fazer sucesso em vida: apenas um quadro dele foi vendido na época.
Uma imagem revelada recentemente pelos produtores do filme mostram Willem Dafoe com a orelha enfaixada. Isso leva a crer que a história em que Vincent teria cortado um pedaço da própria orelha – o que não é certeza entre os historiadores – para oferecer a uma prostituta deve ser abordada nos cinema. Também pode ser abordado um periodo em que ele viveu num manicômio, quando pintou obra mais reverenciada, A Noite Estrelada (1888).
O filme é dirigido pelo também pintor Julian Schnabel, diretor de “O Escafandro e a Borboleta” (2007). Também atuam no longa os atores Oscar Isaac, de Star Wars, Mads Mikkelsen, da série Hannibal, e Rupert Friend, da série Homeland.