Jovem com síndrome de down cria loja online de meias com seu pai e empresa faz sucesso nos EUA

“Espalhar felicidade através de meias”. Esse é o lema da John’s Crazy Socks’ (em português ‘Meias Malucas do John’) um site de vendas de meias com pouco menos de dois anos, mas que já vem alcançando seu objetivo de propagar alegria. A ideia do negócio foi de John Cronin, um jovem com síndrome de down da cidade de Huntington, no estado americano de Nova York. O rapaz de 22 anos uniu seu desejo de ter um negócio com o pai ao seu gosto, que vem desde pequeno, de usar divertidos pares de meias.

“Meias são divertidas, criativas e coloridas, e elas me deixam ser eu”, afirma John em uma entrevista para a BBC. A ideia começou de maneira simples, com um escritório alugado temporariamente e revendendo meias compradas em outras lojas. Mas além de sugerir o novo negócio, a capacidade de John encantar seus clientes foi fundamental para o crescimento da empresa.

Algumas das meias da John’s Crazy Socks.

“Decidimos tornar a entrega algo especial, então colocávamos alguns doces, o John escrevia notas de agradecimento e entregava na porta dos clientes. Os clientes amaram isso, tiravam fotos com o John e com as meias, e então postavam nas redes sociais, assim as pessoas começaram a nos conhecer”, contou Mark Cronin, co-fundador e pai de John, em entrevista ao New York Post.

Atualmente o site da John’s Crazy Socks’ possui 1900 diferentes modelos de meias. No ano passado, o primeiro ano completo no negócio, foram feitas 42 mil compras no site, totalizando 1,7 milhão de dólares em receita. “E estamos caminhando para mais que dobrar isso nesse ano”, diz Mark, que também afirma: “o John participa em todas as principais decisões da empresa, e quando ele não está conosco, a questão é ‘o que o John gostaria que fizéssemos?'”

Mark e John no estoque da empresa durante uma entrevista.

A empresa doa 5% de seu lucro para a Special Olympics, uma organização que visa apoiar as pessoas com deficiências intelectuais através do esporte, desenvolvendo a autoconfiança e o relacionamento interpessoal. Com o crescimento da empresa, a John’s Crazy Socks também vem contratando novos funcionários, dentre eles alguns jovens que estão dentro do espectro autista, como conta Mark Cronin:

“Nós contratamos pessoas com deficiências intelectuais e compartilhamos nas nossas mídias sociais aquilo que elas conseguem fazer. Nós focamos naquilo que as pessoas podem fazer e não naquilo que elas não conseguem. E isso é parte de nossa missão. Nós queremos mostrar ao mundo o que é possível quando você dá uma chance para alguém”.