Cientistas chineses desenvolvem tipo de arroz que cresce sendo cultivado com água salgada

Um desejo antigo dos chineses saiu do papel após décadas de pesquisas: desenvolver plantações de arroz utilizando água do mar de modo comercialmente viável. Isso porque na China há um milhão de quilômetros quadrados de terra onde as plantações não crescem, por causa da alta salinidade. O desenvolvimento do novo arroz deve permitir que algumas dessas áreas sejam usadas na agricultura.

Cerca de 200 tipos de arroz foram plantados durante os anos de pesquisa, para avaliar qual se desenvolveria melhor na água salgada, para a partir daí se desenvolver o arroz modificado. A água do mar era bombeada para os campos, diluída e depois canalizada para os arrozais. Agora com um tipo resistente a água do mar, se eles conseguirem plantar arroz em 10% da área onde antes era inviável, a produção do país deve subir em cerca de 20%, produzindo uma quantidade de arroz capaz de alimentar 200 milhões de pessoas, de acordo com o jornal inglês The Independent.

E não apenas a China deve se beneficiar com o novo tipo de arroz. Já há quem planeje expandir essa produção para o Oriente Médio e o norte da África, regiões onde chove pouco e plantações com a água salgada seria muito útil. Outro motivo que incentiva a expansão para outras regiões que o arroz modificado rende mais que a média da produção do arroz comum. Os pesquisadores chineses inclusive já visitaram os Emirados Árabes Unidos, a convite dos governantes da região, para estudarem as chances de sucesso de uma produção no país.