Enquanto empresas americanas como Google e Uber concentram seus esforços no desenvolvimento de carros autônomos, no Japão eles literalmente estão sonhando alto.
A empresa Skydrive, que conta com financiamento do governo japonês e de empresas do setor automobilístico, planeja realizar no segundo semestre desse ano um teste com um piloto humano no protótipo de seu carro voador. Entretanto, esse momento ainda depende de uma aprovação governamental.
No mês passado, o protótipo de 3,6 metros de comprimento, 3,1 de largura e 1,1 de altura voou pela primeira vez. A equipe da Skydrive que desenvolve o carro corre contra o tempo para conseguir apresentar o projeto ao mundo no dia 24 de julho de 2020, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
Segundo a agência de notícias EFE, o Skydrive deve ser lançado no mercado em 2023, mas em virtude do alto custo, sua operação deve se restringir no primeiro momento a um meio de transporte compartilhado, como táxis. A produção em massa do veiculo está prevista para 2026.
O vídeo abaixo mostra um pouco de como deve ser o funcionamento do carro voador: