Estudo associa o uso da realidade virtual com a redução de pesadelos recorrentes

Uma pesquisa da Boston University School of Medicine revelou que o uso da realidade virtual pode reduzir a ocorrência de pesadelos recorrentes. O estudo que levou a essa conclusão foi realizado com 19 pessoas que vivenciam esses momentos de angústia durante o sono. Ao longo de quatro semanas, cada uma delas passou por oito sessões de contato com a realidade virtual.

Em entrevista ao site PsyPost.org, Patrick McNamara, autor do estudo, afirmou que o intuito de sua pesquisa foi encontrar um tratamento que pudesse evitar o uso de medicamentos, além de obter sucesso mais rapidamente. O resultado do estudo alcançou a redução dos pesadelos, somada a uma significativa redução nos níveis de ansiedade dos pacientes. Para que isso acontecesse não bastou usar a tecnologia. A forma com que ela foi aproveitada, buscando tornar o atendimento o mais individualizado possível, fez toda diferença:

“O aplicativo de RV que desenvolvemos permite que os usuários escolham trabalhar em qualquer tipo de imagem que mais caracterize seu tipo particular de pesadelo, podendo ajudar mais efetivamente pessoas com pesadelos crônicos através dessa abordagem de ‘medicina individualizada'”, afirma Patrick McNamara. A partir dos resultados obtidos foi decidido que o estudo seguirá em frente: “o próximo passo é desenvolver uma versão para crianças com pesadelos crônicos”, completa Patrick.

REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: TECNOLOGIAS PARA APLICAÇÕES PROFISSIONAIS