Alguns hábitos alimentares dos brasileiros melhoraram nos últimos anos. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em outubro apontam que o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 52,8% entre 2007 e 2017. Enquanto isso, o consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 4,8% entre 2008 e 2017. Apesar dos avanços ainda há muito para melhorar.
Este mesmo levantamento aponta que 55% dos adolescentes se alimentam mal, em virtude de consumirem alimentos como doces, biscoitos, salgadinhos e embutidos. E isso se reflete no crescimento de problemas saúde como obesidade, hipertensão e diabetes. Para nos ajudar nesse contexto está um alimento do qual o Brasil é o nono maior produtor do mundo: o tomate. Amplamente conhecido pelo brasileiro, ele é capaz de fornecer muitos benefícios para nossa saúde:
- Excelente fonte de vitaminas
Você sabia que um único tomate pode lhe fornecer até 40% do consumo mínimo diário recomendado de vitamina C? Dentre os muitos benefícios ao organismo, a vitamina C ajuda na absorção do ferro e atua nos sistemas imunológico e nervoso central. Tomates também possuem a vitamina K1, importante para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos.
- Melhora sua visão
Tomates possuem licopeno, luteína e beta-caroteno. Esses nutrientes são úteis para mantermos uma boa saúde ocular e nos protegem contra problemas na região dos olhos, dentre eles a catarata e a degeneração macular relacionada a idade.
- Ajuda na prevenção do câncer
Estudos observacionais preliminares tem indicado que o alto teor de licopeno no tomate gera uma menor incidência de câncer de próstata, ovário, pulmão e estômago. Além disso, carotenoides presentes em elevadas quantidades no tomate ajudam a proteger as mulheres contra o câncer de mama.
Sal, Açúcar, Gordura: Como a indústria alimentícia nos fisgou
- Faz bem para a pele
Um estudo publicado em 2006 aponta que alimentos que contém carotenoides, como é o caso do tomate, ajudam a prevenir os danos causados pelos raios ultravioletas, apesar de não dispensarem o uso de protetor solar. Além disso, o tomate por ser rico em vitamina C contribui produção de colágeno, que ajuda a reduzir o ressecamento da pele, a flacidez e o aparecimento de estrias.
- Redução dos sintomas da menopausa
Em 2015 foi publicado um estudo realizado com 95 mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Durante oito semanas elas tiveram que consumir, duas vezes ao dia, 200ml de suco de tomate. Os resultados apresentados apontaram melhorias no metabolismo, ansiedade e frequência cardíaca das mulheres participantes do estudo.
- Contribui para a saúde cardiovascular
Homens entre 46 e 65 anos com baixos níveis sanguíneos de licopeno e beta-caroteno, substâncias presentes no tomate, estão mais propensos sofrerem ataques cardíacos e derrames. Além disso, o licopeno também contribui para a redução do colesterol LDL (popularmente conhecido como o “colesterol ruim”) e tem um efeito protetor na camada interna dos vasos sanguíneos.
O tomate também é rico em potássio, substância associada a menores taxas de AVC e a redução do risco de desenvolver hipertensão. Isso porque o potássio é um vasodilatador, o que reduz a tensão nos vasos sanguíneos e nas artérias, aumentando a circulação. Assim, o tomate é também um ótimo alimento para pessoas com diabetes, pois essa doença aumenta riscos de ataque cardíaco e AVC.