Durante pouco mais de 500 anos, o Império Romano construiu um dos mais importantes períodos da História. Conheça algumas curiosidades sobre a respeito:
1 – Roma foi fundada como uma monarquia em 753 a.C, teve um longo período como república e por fim veio o Império Romano em 27 a.C.
2 – Otávio, sobrinho de Júlio César, foi quem transformou a República em Império, se auto-definindo como um ser divino ao acrescentar Augusto ao seu nome.
3 – Calcula-se que a população estimada do Império Romano, no auge de seu avanço territorial, equivalia a 12% dos seres humanos vivos naquela época.
4 – Apesar de seu território ter ido muito além do que hoje é a Itália, o Império Romano só alcançou todo território italiano em 117 d.C.
5 – Negar a divindade dos imperadores era algo de extrema gravidade. E isso levou o cristianismo a ser perseguido durante um longo período, iniciando-se essa perseguição a partir de Nero até 313 d.C.
6 – A Pirâmide social de Roma era formada pelos Patrícios (Grandes proprietários de terras), Plebeus (Pequenos proprietários), Clientes (Homens livres) e Escravos (Prisioneiro de guerra/devedor).
7 – Já naquela época havia gente responsável pelo recolhimento dos impostos. Eles eram chamados de questores.
8 – Roma travou uma guerra contra o Império Persa durante 721 anos, o conflito com a maior duração da história da humanidade.
CONHEÇA O LIVRO “ROMA: A HISTÓRIA DE UM IMPÉRIO”
9 – O avanço territorial do Império Romano não aconteceria da mesma forma se, ainda na época da República, os Romanos não tivessem tomado de Cartago o controle do Mar Mediterrâneo.
10 – A queda do Império Romano se deve principalmente a redução da política expansionista. Ela levou a diminuição drástica do número de escravos, o que fragilizou a economia e o exército, abrindo caminho para invasores bárbaros.