Metade da poluição de São Paulo é causada por caminhões e ônibus

Um levantamento de físicos da Universidade de São Paulo (USP), publicado pela revista científica Nature, revela que caminhões e ônibus, apenas 5% da frota veicular da capital paulista, são responsáveis por metade da poluição na cidade. Os veículos movidos a diesel lançam na atmosfera compostos tóxicos como benzeno e tolueno.

“Um dos aspectos inovadores desse estudo foi utilizar o etanol na atmosfera, que é emitido somente por carros e motos. Com isso, pudemos separar a contribuição real de veículos leves, que emitem etanol, dos pesados, movidos a diesel e que não emitem etanol”, disse Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e um dos autores do estudo.

Os pesquisadores lembram que é possível eliminar até 95% da emissão dos ônibus com filtros. “É muito importante que essas novas tecnologias, disponíveis e baratas, sejam efetivamente implementadas em São Paulo e nas grandes cidades brasileiras”, disse o líder do estudo Joel Ferreira de Brito.

O levantamento foi feito durante os três meses da primavera de 2017, uma época menos chuvosa. “Outros estudos mais extensos, inclusive no inverno, com acúmulo de poluentes na atmosfera, deve ampliar nossa compreensão do impacto dos veículos na atmosfera de São Paulo e na sua população”, completa Joel Ferreira em entrevista a Agência Fapesp.