Os erros estratégicos da França facilitaram para que a invasão da Alemanha Nazista no país acontecesse sem grandes dificuldades a partir do dia 10 de maio de 1940. No dia 14 de junho, liderados de Hitler já estavam em Paris e na semana seguinte o governo francês já assinava o armistício com os alemães. Sabendo que cedo ou tarde a invasão aconteceria, os franceses se prepararam. Milhares deixaram Paris e as obras de arte do Museu do Louvre foram escondidas.
Quando os alemães chegaram, a invasão à capital francesa tornou-se uma espécie de simbolo da campanha nazista. Visitas a cidade eram oferecidas por Hitler como presente aos seus oficiais. Apenas carros militares podiam circular na cidade. E os cinemas tinham propaganda nazista antes dos filmes, que não podiam ser nem americanos e nem ingleses.
A França começou a ser retomada a partir da Invasão da Normandia em 6 de junho de 1944, o famoso Dia D. Quando a retomada da capital francesa passou a ser um fato inevitável, Hitler ordenou que a cidade fosse totalmente destruída. O general nazista Dietrich von Choltitz cortou a comunicação com o alto comando e recusou-se a destruir a cidade. A cidade foi recuperada em 25 de agosto de 1944.
Confira abaixo 20 imagens que mostram o período em que Paris ficou sob domínio nazista: