Anotação de Albert Einstein é leiloada por cinco milhões de reais

Hotel Imperial de Tóquio, Japão, novembro de 1922: naquele dia, aos 43 anos, Albert Einstein, que no ano anterior havia ganhado o Prêmio Nobel de Física, recebe um telegrama trazido por um mensageiro. Grato pelo serviço do rapaz, Einstein decide lhe dar uma gorjeta. Não se sabe ao certo se ele estava sem dinheiro ou se o rapaz não aceitou. O fato é que Einstein teve uma ideia que valeria muito no futuro.

Einstein se dirige a recepção do hotel, pega um bloco de notas com o timbre do local e escreve: “uma vida quieta e modesta traz mais alegria que a perseguição do sucesso unida à inquietação constante”. Após assinar e colocar o mês e o ano naquele papel, Einstein teria tido ao mensageiro: “talvez, se você tiver sorte, essa nota se tornará muito mais valioso que uma gorjeta normal”.

Dito e feito! No último dia 24 de outubro, em uma casa de leilões de Jerusalém, Israel, a anotação do gênio da física foi leiloada. O lance inicial deveria ser entre 5 mil e 8 mil dólares. No final, após uma competição entre dois milionários, a nota foi arrematada por um europeu anônimo pelo valor de US$ 1.560.000, o que equivale a 5 milhões e 38 mil reais. O vencedor do leilão relatou a história acima a Agência France Press.