Mulher vira enfermeira no hospital onde venceu o câncer duas vezes

Lembra da frase que diz “gentileza gera gentileza”? Pois a frase se confirma mais uma vez, agora através da história de Montana Brown, 24, de Atlanta (EUA). Essa trajetória começa quando ela tinha apenas dois anos e teve um tipo de sarcoma que afeta o tecido muscular esquelético. Após um ano de quimioterapia, ela estava livre da doença.

Aos quinze anos, quando seu plano era tornar-se líder de torcida em uma nova cidade, o mesmo câncer voltou. Era hora de retornar ao Aflac Cancer Center, onde ela havia se tratado pela primeira vez.

Após mais um ano de luta, Montana venceu novamente, mas ao sair do hospital já tinha novos sonhos para o futuro: devolver o conforto que recebeu das enfermeiras enquanto esteve internada.

“Eu sabia que queria ajudar as pessoas e eu sabia que poderia usar minha história para amparar os outros e dar-lhes esperança e inspiração”, disse Montana ao today.com. “Quanto mais eu pensava a respeito disso, eu compreendia que ser uma enfermeira de oncologia pediátrica era o melhor campo para mim.”

Montana formou-se no ano passado e em setembro desse ano voltou, agora como enfermeira, ao Aflac Cancer Center.

Caroline Rooke, gerente de enfermagem em hematologia e oncologia do hospital, contou que Montana já tornou-se parte importante da equipe: “ao conhecer sua jornada nós soubemos que ela somaria muito e realçaria a experiência de cuidado que ofertamos aos pacientes.”

Sobre o seu trabalho, Montana diz o que mais lhe deixa feliz: “eu amo o fato de que eu posso dizer: ‘eu sei exatamente o que você está passando, eu estive aí’. Isso ajuda a criar um vínculo e me torna mais confiável para eles, ajudando-lhes a acalmar sua ansiedade.”