A vida de Napoleão Bonaparte em 12 curiosidades

1 – Ele não era tão baixinho quanto dizem. Napoleão media 1,68m, segundo anotações de seu médico pessoal, o italiano François Carlo Antommarchi. Apesar de ter uma altura semelhante aquela dos homens franceses do século XIX, Napoleão parecia mais baixinho por andar muito próximo aos grandões que faziam sua segurança.

2 – Napoleão nasceu em Ajaccio, na ilha francesa da Corsega em 1769, filho de pais aristocratas italianos. Preso e exilado pelos britânicos, sua morte também foi em uma ilha, chamada Santa Helena, localizada no meio do Oceano Atlântico.

3 – Uma vez ele foi solto da prisão por ser um grande estrategista militar: ao preso em 1794, por associação com os irmãos Robespierre na Revolução Francesa, ele ficou apenas duas semanas privado de sua liberdade. Sua habilidade de montar planos de ataque lhe tiraram da cadeia para que colaborasse nas Guerras Revolucionárias Francesas.

4 – Dois dias após casar-se novamente, dessa vez com Josefina de Beauharnais, deixou Paris para comandar o exército francês na Península Itálica. O objetivo da França no período era aumentar sua área territorial. Ele também comandou atuação francesa na Campanha do Egito.

5 – Napoleão buscou aumentar sua influência na política francesa também através de dois jornais criados por ele para difundir seus pensamentos. A circulação da publicação era não apenas entre as tropas, mas também voltada a população da capital Paris.

6 – Ao contrário dos exércitos que existiam até então, as tropas lideradas por Napoleão não tinham o caráter de defender monarcas e a aristocracia, mas de defensores da nação.

CONHEÇA O LIVRO “NAPOLEÃO: UMA VIDA”

7 – Seu sucesso militar somado a imagem nacionalista difundida nos jornais lhe levaram a condição de líder da França, através de um golpe de Estado conhecido como 18 de brumário. Sua ascensão ao poder foi bem vista pela burguesia francesa que lhe deu sustentação política no cargo de primeiro-cônsul. Esse período, conhecido como Consulado, durou entre 1799 e 1804.

8 – Tornou-se Imperador da França em um plebiscito em 1804. Obteve 60% dos votos. Se auto coroou como forma de mostrar que não precisava da nobreza ou da igreja.

9 – Travou as chamadas Guerras Napoleônicas contra países como Espanha, Suécia, Hungria e os Impérios Austríaco e Otomano. Ousou invadir o Império Russo em pleno inverno, o que levou a perda da maior parte de suas tropas e a queda de sua reputação de gênio militar.

10 – Seus maiores rivais foram os ingleses, devido a forte batalha comercial entre a França e o Reino Unido. Esse conflito gerou o bloqueio continental, que proibia que países comprassem da Inglaterra, sob pena de enfrentar o Exército Francês. Esse fato culminaria na fuga da família real portuguesa para o Brasil.

11 – Os países europeus que foram invadidos pela França se uniram para derrotar Napoleão. E conseguiram. Em 1814, ele foi obrigado a abdicar do trono. Através do Tratado de Fontainebleau, que lhe exila na Ilha de Elba.

12 – Quase um ano depois, Napoleão foge do exílio e retoma o poder durante apenas 94 dias. Reino Unido, Holanda, Prússia, dentre outros países não aceitam seu retorno e travam uma nova guerra contra os franceses. Tendo seu exército derrotado na Batalha de Waterloo, restou a Napoleão aceitar seu exílio definitivo na Ilha de Santa Helena.