Era julho de 1942, os Estados Unidos haviam entrado na guerra há menos de um ano e o conflito global ainda estava longe do fim. Os americanos contribuíam não apenas com soldados nos campos de batalha, mas ajudavam os Aliados cedendo aviões e armamento para outros exércitos, por exemplo. Um desses aviões deslocava-se dos Estados Unidos para a Inglaterra via Groenlândia, mas precisou fazer um pouso de emergência por conta da nevoa no local.
O coronel Robert Wilson e seus soldados foram resgatados do lugar do pouso por outra aeronave e o P-38 que ele pilotava permaneceu na Groenlândia. A guerra acabou, dezenas de outros momentos históricos aconteceram, o avião foi dado como perdido e permaneceu lá até hoje, agora coberto por 91 metros de neve. Até que em 2011, de acordo com o site Live Science, um drone detectou que poderia haver um avão embaixo daquela neve.
Agora uma equipe da empresa dona do drone utilizou uma sonda termal para derreter um pouco do gelo e alcançar o P-38. Quando foi trazida de volta, a sonda estava com óleo hidráulico de avião, e assim foi constatado que lá está o P-38 da Segunda Guerra Mundial. Agora estudos estão sendo feitos pela empresa que fez o achado, visando para viabilizar a retirada e a restauração do avião, que juntas terão um alto custo.