Muitos de nós já ouvimos ao longo da vida que a feijoada teria sido originada através da ação de pessoas escravizadas que, ao aproveitarem partes dos porcos que a casa grande descartava, haviam criado a receita tão comum na mesa dos brasileiros.
Apesar de ser uma boa história, trata-se de uma lenda. Inclusive porque naquela época, segundo historiadores, todas as partes da carne do porco eram aproveitadas. Mas então, qual seria a verdadeira história da feijoada?
CONHEÇA O LIVRO “A HISTÓRIA DO BRASIL PARA QUEM TEM PRESSA”
A cultura de misturar feijão com carne, verduras e legumes vem da Europa, e pode ser vista em pratos como o Cassoulet da França, a Fabada na Espanha e o Cozido em Portugal. Entretanto há uma diferença: por lá é utilizado o feijão branco. É aí que entra grande parte do toque brasileiro na receita.
Em algum momento substituiu-se o feijão branco trazido pelos portugueses pelo feijão preto, vindo da África ainda na época da escravidão. Mais recentemente o feijão carioquinha, o mais consumido pelos brasileiros, também passou a ser utilizado. Por fim, apesar de ter uma forte influência europeia, é possível sim dizer que a feijoada, repleta de variações regionais, é um prato tipicamente brasileiro.