A resposta dessa pergunta leva a uma série de outras perguntas. Vamos respondê-las:
Qual a duração da construção?
Tudo se inicia quando a China ainda não era sequer um Império unificado, uma época que haviam sete reinos que dominavam o território atual do país. Cada um desses reinos tinham seus próprios muros. No ano de 211 a.C. houve a unificação, e o Imperador Qin Shihuang decide unificar os muros, surgindo o conceito da Grande Muralha da China. Pausas e mudanças no projeto foram feitas até as atuais características aparecerem no século XV, durante a Dinastia Ming. O término da dinastia marca também o fim da construção, no ano de 1644 d.C.
Assim, contando da época pré-império, em que os reinos construíam os muros, até o final da Dinastia Ming é possível arredondar o período da construção para 1900 anos, aproximadamente.
Qual o porquê da Muralha da China ter sido construída?
A defesa dos reinos e posteriormente do império contra invasores estrangeiros é o principal motivo. Houveram vezes em que de fato a Muralha da China serviu como defesa contra os Mongóis, por exemplo, mas nem sempre ela foi o suficiente para derrotar os invasores.
CONHEÇA O QUEBRA-CABEÇA DA MURALHA DA CHINA
Qual era a força de trabalho utilizada na construção?
Eram os milhões de camponeses, ao longo dos séculos, que não precisavam pagar impostos por trabalharem na obra. Um enorme número deles morreu devido as péssimas condições de trabalho. O local chegou a ser chamado de “o maior cemitério do mundo”.
Qual foi o tamanho total da Muralha da China?
É difícil estimar qual o maior tamanho que a Muralha da China já teve, pois enquanto parte da obra era feita, outros trechos eram destruídos por fatores como invasores e a erosão. O que se sabe é que somados todos os trechos construídos ao longo dos séculos foram feitos cerca de 21.000 quilômetros. A imagem abaixo mostra todos os trechos que um dia já existiram:
Qual o tamanho atual da Muralha da China?
Um estudo feito em 2009 concluiu que o tamanho atual da Muralha da China é 8.850 quilômetros. A imagem abaixo ilustra em vermelho os trechos remanescentes: