Agência Espacial Italiana diz ter encontrado água líquida em reservatório subterrâneo de Marte

A Agência Espacial Italiana divulgou nessa terça-feira, 25 de julho de 2018, que existe água em estado líquido em Marte. Os cientistas afirmam que ela está em um lago com 20 quilômetros de diâmetro, cerca de 1,5 km abaixo da camada de gelo no polo sul do planeta. Essa camada de gelo já era visível, e indicava que no passado, antes da temperatura do planeta tornar-se mais fria, a superfície de marte também teria tido água em estado líquido.

Ainda não se sabe qual seria a profundidade desse lago subterrâneo, mas os pesquisadores acreditam que não seja menor que um metro. “Isso realmente qualifica o local como um corpo de água. Um lago, não algum tipo de água derretida preenchendo algum espaço entre a rocha e o gelo, como acontece em certas geleiras da Terra”, afirmou o astrônomo Roberto Orosei, principal autor da descoberta ao site BBC News.

A descoberta foi feita a partir da análise de dados obtidos pelo radar Marsis, da sonda espacial da missão Mars Express lançada em 2003, pelas Agências Espaciais Italiana e Europeia. Os cientistas acreditam que a água está na área em azul marinho na imagem abaixo. Acima do local está uma grande massa de gelo coberta pela poeira.

No entendimento de grande parte da comunidade cientifica, a presença de água em estado líquido aumenta as chances de formas de vida ainda serem puderem ser encontradas no Planeta Vermelho. Entrevistada pelo site BBC News, a pesquisadora Anja Diez, do Instituto Polar Norueguês, afirmou que “sem água, nenhuma forma de vida como a conhecemos poderia existir. Por isso é grande o interesse na detecção de água líquida em outros planetas”.