Qual é o escorpião mais venenoso?

Existem ao menos 1750 tipos de escorpiões no mundo. Pequenos e perigosos, independente da espécie, eles representam perigo em qualquer lugar do mundo. Dentre eles, 20 são capazes de levar humanos a morte, quase todos são membros da família Buthidae. 

Adultos saudáveis são menos vulneráveis aos efeito do veneno dos escorpiões, apesar de puderem sentir sintomas como falta de ar e convulsões. Entretanto, três espécies são capazes de levar a morte qualquer pessoa com sua picada:

Dentre elas está o escorpião-amarelo, tão presente em nosso país que é conhecido internacionalmente como o “escorpião-amarelo brasileiro”. Antigamente restrito ao estado de Minas Gerais, hoje ele é facilmente encontrado em estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, sendo considerado o mais perigoso da América do Sul.

O MUNDO DOS ANIMAIS: VIAJE, CONHEÇA E EXPLORE

O segundo mais perigoso do mundo é o leiurus quinquestriatus, conhecido em inglês pelo nome de Deathstalker (perseguidor da morte, em tradução para o português). Ele é encontrado no norte da África e também no Oriente Médio.

O Escorpião Vermelho da Índia é o mais perigoso do mundo.

E por fim, o escorpião mais perigoso é o Hottentotta tamulus, também conhecido como o Escorpião Vermelho da Índia. Esse nome se deve ao fato de que seu ferrão é avermelhado, como mostra imagem acima. Encontrado no leste da Índia, Paquistão, Sri Lanka e Nepal, esse animal tem o hábito de caçar a noite. Os primeiros sintomas de sua picada são dor severa, convulsões e transpiração excessiva. Depois o veneno afeta o coração e gera edema pulmonar, levando humanos a morte em até 24 horas.

Fonte: Planet Deadly | Imagem: Wikimedia