Porque a gravidez é contada em semanas e não em meses?

Quem nunca ficou fazendo contas para converter semanas de gestação em meses, e então saber há quanto tempo uma pessoa está grávida? Isso ocorre por alguns motivos, e o mais óbvio dele é bem simples de entender: meses são variáveis, podem durar de 28 a 31 dias. Semanas são sempre de sete dias. Portanto, contar a gravidez em semanas garante maior exatidão e adotou-se internacionalmente esse método de contagem.

Além disso, no começo da gestação o feto desenvolve-se muito rapidamente, de modo que contar por semanas facilita o acompanhamento dessa evolução por parte dos médicos. Uma outra curiosidade, desconhecida por muitos, é que contagem é feita a partir da data da última menstruação de gestante, uma vez que é mais difícil precisar a data da concepção.

E com quantas semanas se descobre o sexo do bebê?

Depende do exame realizado. Se for a partir do exame de sexagem fetal, realizado com uma simples coleta do sangue da gestante, essa descoberta pode ser feita a partir da 8ª semana de gestação. Já pelo ultrassom, exame mais tradicional, a revelação pode ser feita de maneira mais assertiva a partir da 16ª semana.

CONHEÇA “O GRANDE LIVRO DO BEBÊ”, DE THATIANE MAHET