Você notou um aumento de chamadas indesejadas no último ano? Caso sim, sabia: não é só contigo. Um levantamento do Truecaller – um aplicativo que lhe ajuda a descobrir quem está ligando e se aquele número é utilizado como spam – revelou que as chamadas indesejadas cresceram em 81% em comparação com o ano anterior.
Em média são 37,5 ligações por mês para cada usuário brasileiro, número que torna o Brasil o país com mais chamadas indesejadas na América Latina. Em segundo lugar está o Chile, com 21,9 ligações por pessoa. Os dados foram coletados em junho desse ano em celulares de usuários do aplicativo. Empresas de telefonia são as maiores responsáveis pelas chamadas inconvenientes, com 33% dessas ligações.
Nick Larsson, da Truecaller, avalia o fato: “é mais de uma chamada desse tipo para cada dia do mês, o que pode ser traduzido não apenas como um incômodo, mas também como um fenômeno que pode ter efeitos negativos sobre a produtividade de um funcionário ou ao tempo valioso dedicado à família ou aos amigos e que se intensificou no último ano na região”.
E para completar um outro dado assustador foi revelado pela pesquisa: 46% das mensagens de texto (SMS) recebidas pelos brasileiros são spam.